quarta-feira, 2 de abril de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 1 de abril

Ministro da Integração no Cariri

O Cariri recebeu, na última semana, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. A caravana ministerial composta por políticos, empresários e sindicalistas, percorreu municípios no Pernambuco e finalizou a visita em Jati no Cariri cearense. A visita, ou vistoria, teve o objetivo de apressar as obras da Transposição do Rio São Francisco. O Ministério pretende entregar a obra em 2015, o que, na verdade, frustra a previsão inicial do governo petista de finalizar a obra no primeiro governo da presidenta Dilma. E por falar em Dilma, a própria já andou percorrendo a obra que vai beneficiar os estados do Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O detalhe que mais animou ao ministro foram os quase 1.500 funcionários trabalhando em três turnos para adiantar os trabalhos. É esperar para ver o resultado!

MP diz não a concurso em Lavras

Não adiantou o prefeito Dr. Tavinho dizer não a orientação do Ministério Público do Estado (MP-CE), para suspender o concurso dos novos procuradores do município de Lavras da Mangabeira. O promotor Edgard Jurema foi além e ajuizou Ação Civil Pública proibindo a divulgação dos resultados da prova, realizadas pelo Instituto Nacional de Gestão Avançada, o INGA. Agora, caso o prefeito teimoso decida permanecer da desobediência, vai pagar multa de R$ 10 mil por dia. O motivo do pedido da suspensão do concurso foi a ausência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na fase preliminar, na organização como dita a lei. Agora é enfrentar o desgaste e reorganizar o certame. O problema é o custo aos cofres públicos. O município terá que fazer dois concursos para valer um. Coisas da política brasileira!

Nova Olinda pode ter nova eleição

Há muito tempo que as denúncias eleitorais, feitas pelo ex-candidato Gerlânio Sampaio, nas eleições de 2012, contra o prefeito eleito de Nova Olinda, Ronaldo Sampaio, pareciam ter caído no esquecimento. O problema é que só pareciam. Tanto que no último dia 20 de março o procurador Regional Eleitoral, Rômulo Conrado, emitiu parecer favorável a cassação do diploma de Ronaldo. O atual prefeito é acusado captação ilícita de votos. E, além da distribuição de combustíveis, ele teria sido favorecido com a contratação de 112 pessoas pela gestão do ex-prefeito Afonso Sampaio, seu principal aliado. As informações foram divulgadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Caso a decisão seja confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral, Nova Olinda terá nova eleição. Agora é esperar pela decisão!

Ouvidora prestando contas em Mauriti

Quem foi a Câmara de Mauriti para fazer uma prestação de contas das suas atividades, foi a ouvidora do município, Lucineide Teles. Segundo a assessoria da Casa Legislativa, ela usou a tribuna para observar que sua pasta representa a segurança ao direito do cidadão. Durante sua explanação, a ouvidora relatou que desde a criação da pasta foram recebidos 120 casos. Para Lucineide, o número é pequeno, mas a tendência é haver um aumento nos próximos meses, já que, uma intensa divulgação do serviço tem sido feito. Ainda sobre o serviço, a ouvidora anunciou que o município deve sediar o Encontro de Ouvidores do Cariri no mês de agosto desde ano. Segundo informações, é o terceiro titular de pastas da administração que vai à Câmara prestar contas. A iniciativa traz transparência à administração e facilita o trabalho dos vereadores.

Justiça determina salários em Jardim

Nada além de alivio para os servidores do município de Jardim que ganham menos de um salário mínimo. É que o juiz Juraci de Souza Santos Júnior, titular da Vara Única da cidade, proibiu a administração da prefeita Analeda Luz de pagar menos de um salário mínimo aos servidores municipais. A justificativa para o pagamento que, vale salientar, não convenceu o juiz, é que a maioria trabalha apenas quatro horas por dia. Acatando a Ação Civil Pública, impetrada pelo Ministério Público do Estado (MPCE), o juiz determinou, com base na Constituição Federal, o aumento da remuneração imediatamente. A medida vale a partir deste mês de abril e em caso de descumprimento, a justiça já fixou multa de R$ 20 mil por semana. O problema é se a administração entender que fica mais barato pagar a multa que reajustar os salários.

Enquanto isso no Cariri...

... A cidade de Brejo Santo recebeu no sábado (29), o projeto de Comunicação Itinerante do Ministério da Integração. Foram passadas informações detalhadas sobre a Transposição do São Francisco. O evento, denominado Espaço São Francisco, já percorreu 16 cidades levando a informação diretamente a mais 1,5 mil pessoas.

... Em Santana do Cariri, a prefeitura realizou a primeira Maratona Ecológica do município. Atletas de Crato, Juazeiro do Norte, Altaneira e Santana do Cariri, competiram nos oito quilômetros do Distrito de Araponga. Os três primeiros colocados receberam premiação e prometeram voltar no próximo ano.

... Na última semana, foi realizado em Milagres o 1ª Encontro de Administradores de Sites, Blogs, e Rádios do Cariri Leste. Segundo os organizadores o evento serviu para aproximar os comunicadores e dinamizar o trabalho, especificamente dos Blogueiros; além de servir para uma maior organização da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário