sábado, 5 de julho de 2014

Brilha o Cariri na disputa ao governo

A região do Cariri que já tinha o nome de Eunício Oliveira, filho de Lavras da Mangabeira, agora vai ter na disputa ao governo do Estado o cratense, radicado na Barbalha, Camilo Santana. Após a divulgação do nome do petista Camilo, pelo governador Cid Gomes, a região ficou em estado estase. Já são quatro décadas desde que um caririense governou o Ceará. O Coronel Adauto Bezerra, filho de Juazeiro do Norte, assumiu o governo em 1974, mas acabou deixando o cargo para ser deputado federal. No novo momento da política cearense, ganha visibilidade a região com maior destaque, mas tão questionada pela pouca força política na atualidade. As candidaturas de Eunício e Camilo dão a real dimensão da atual força política do Cariri no cenário estadual. Comprova a força da região nos bastidores!

A onda “Cariri” na eleição

Agora a grande expectativa para esta eleição é que a onda de valorização do Cariri, com os dois candidatos ao governo do Estado, favoreça as candidaturas proporcionais aos legislativos estadual e federal. O número de deputados estaduais e federais, geralmente, é usado como parâmetro de avaliação desta tão falada força política. E, vale salientar, são muitos os que acreditam que esta onda pode dobrar o número de parlamentares saídos do Cariri. Essa é a velha força política vista na região que se iniciou com Barbara de Alencar, se fortaleceu com o Padre Cícero, e passou pelos coronéis. Para a população essa força só vale à pena quando vem acompanhada de benefícios voltados a saúde, educação, infraestrutura e outros. Vamos esperar o resultado após janeiro de 2015.

E por falar em força política...

... Nos bastidores da indicação da candidatura de Camilo Santana, há quem diga que pesa a opinião de um grupo de prefeitos caririenses, algo em torno de nove e, vale salientar, pouco articulados, mas decididos. Eles espalharam que preferiam uma indicação do Cariri como indicação do grupo do governador. Eles nem chegaram a formalizar o pedido, mas a vontade pode ter chegado aos ouvidos de Cid Gomes. Se teve interferência na decisão é difícil saber. Mas, eles ficaram muito contentes pela tese ter sido seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário