terça-feira, 15 de julho de 2014

Empresa usa hospital público de Juazeiro para fins particulares

A prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde do Município, está arcando com os custos de lavagem de roupas hospitalares da empresa “Natuse Lavanderia Industrial”. A empresa que tem contrato com o município para lavar a roupa do Hospital São Lucas, utiliza do espaço, equipamentos e a água do hospital para fazer o mesmo serviço a outras unidades hospitalares.

A denúncia é do vereador Normando Sóracles (PSL) que disse ter verificado “in loco” que a empresa usa o bem público para lavar roupas de outros hospitais como o Regional do Cariri e Maria Amélia Bezerra. “Isso é um absurdo. Estamos pagando para que a empresa lave a roupa do São Lucas e ela utiliza nossos equipamentos e a água para cumprir com outros contratos. É preciso tomar providencias e a Câmara não pode se calar,” disse Normando.

O vereador chama a atenção, ainda, para o fato da administração do prefeito Raimundo Macedo estar pagando a empresa por aluguel de enxovais para recém nascidos. O contrato da empresa não especifica como o serviço é feito, mas o vereador achou sem propósito a disponibilização e pagamento do serviço. “Quem aluga enxoval de criança? Nunca ouvi falar. Vai ter que explicar,” ressaltou Normando.

Na denúncia o vereador apresentou notas fiscais e recibos que somados ultrapassam os R$ 450 mil pagos pelos serviços. Normando diz que a já levou o caso à Câmara Municipal, mas que nada foi feito. Agora o vereador promete levar novamente o caso para a Casa Legislativa. Caso não obtenha resposta, vai pedir que Ministério Público Estadual e Federal investigue a denúncia.

A equipe do Jornal do Cariri entrou em contato com o secretário Municipal da Saúde, Plácido Basílio, mas o mesmo afirmou que não falava sobre o assunto por telefone e que no momento estava impossibilitado de receber, pessoalmente, a equipe de reportagem nesta segunda (13), data de fachamento da edição. Segundo ressaltou, ele estava em reunião para discutir a Semana do Município de Juazeiro, que se inicia no próximo dia 18.

O diretor do Hospital São Lucas, Romualdo Lopes Cardoso, também, foi procurado para se pronunciar sobre as denúncias. Apesar de estar na mesma reunião de preparação da Semana do Município, ele nos falou por telefone que o caso já foi denunciado ao Ministério Público do Estado (MP-CE) e que o contrato da empresa foi assinado ainda na gestão passada.

Quando a locação dos enxovais, o diretor esclareceu que se trata de aluguel de rouparia, já que, o hospital não dispõe de roupas e de pacientes e para as camas. Segundo ele, toda a rouparia e terceirizada. Sobre a empresa lavar as roupas do Hospital Regional do Cariri, nas dependências do Hospital São Lucas, o diretor disse apenas não ter conhecimento..

Outro fato que chama a atenção na denúncia é que sede da empresa, responsável pela lavagem e aluguel dos enxovais, tem como sede o mesmo endereço do Hospital São Lucas. O endereço é usado na emissão de notas e recibos emitidos a prefeitura de Juazeiro.

Tentamos contato com a direção da empresa. Falamos com a coordenadora, identificada apenas por Iascara, mas ela disse que não respondia pela empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário