segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Blog que noticiou agressão verbal de Ciro a Camilo é retirado do ar

O blog do jornalista Roberto Moreira saiu do ar, nessa segunda-feira (22), após divulgar uma agressão verbal do secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, contra o candidato petista ao governo do Estado, Camilo Santana.

Momentos depois da divulgação, o jornalista, retirou a informação do ar e se retratou ao divulgar nota, onde a direção campanha de Camilo e a assessoria de Ciro Gomes desmentiram o incidente. Mesmo com a retratação, o jornalista foi tirado do ar.

O que nos diz esse fato

Quanto mais vejo atitudes de calar um jornalista, mais me convenço que estamos longe da democracia ideal. A liberdade à informação é uma conquista do jornalismo e um direito do cidadão. Tolher esses preceitos é voltar a um passado negro da política brasileira, a ditadura militar. Isso me faz lembrar o AI5.

Mas, a quem interessa calar a imprensa? Nós, jornalistas, somos constantemente desrespeitados, ameaçados e achincalhados. Nos acusam de ser subversivos, vendidos, despreparados... Às vezes, até, acabamos mortos. E é exatamente aos responsáveis por tudo isso, que interessa nosso silêncio. Calar um jornalista, aquele por vocação, é a mais vil das atitudes. E o pior exemplo que uma nação pode passar ao mundo.

Mais um jornalista está fora do ar! O que faremos quanto a isso? Continuaremos derrubando ditaduras, denunciando corruptos e cassando presidentes e outros políticos que não respeitam, sequer, o voto do povo e o juramento que fazem.

Todo jornalista tem o dever de informar e de formar. E jamais conseguiremos isso se não retratarmos o fato no seu interior; se não tivermos a clareza para desvendar as atitudes dos políticos “fora das câmeras”. Formar opinião vai além do simples ato de escrever; passa por explanar sobre todos os lados e ângulos para deixar que o leitor, ouvinte ou telespectador, tire suas próprias conclusões.

Como jornalista, já fui tirado do ar diversas vezes por defender esses princípios e pelo simples fato de ter atingido o ego de um político qualquer. Não conheço Roberto Moreira, mas acredito na sua idoneidade moral e no seu principio ético, simplesmente, pelas muitas informações passadas por ele, ao longo desses anos, e que ajudaram, em muito, a nossa sociedade a conhecer um pouco mais dos políticos que nos comandam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário