quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Crato deve reestruturar hospitais para receber curso de medicina

Em uma solenidade realizada em Brasília, com as presenças dos ministros da Educação, Aluízio Mercadante, e da Saúde, Ademar Arthur Chioro, foram anunciados oficialmente os novos cursos de medicina a serem instalados no Brasil. A medida faz parte das aões do Programa Mais Médicos e deve contemplar 39 novos cursos de medicina. Entre os contemplados está o município do Crato.

Foram selecionadas 49 cidades que, até dezembro de 2015, devem realizar o primeiro vestibular para novos estudantes. As novas faculdades estarão espalhadas por 11 estados de quatro regiões em municípios com mais 70 mil habitantes. No Ceará, o Crato foi a única cidade selecionada.

O prefeito Ronaldo Mattos (PMDB) esteve na solenidade de anúncio, na última quinta-feira (04) e destacou que a luta ainda não acabou. Segundo ele, foi informado sobre algumas pendências que devem ser resolvidas na estrutura hospitalar do município.

Ronaldo Mattos disse que os técnicos do MEC informaram que é preciso aumentar o número de leitos hospitalares no município para que haja mais campo de trabalho e diversidade de opções nos internamentos, para um melhor acompanhamento dos estudantes. Segundo o prefeito Ronaldo, ainda esta semana deve sentar com os diretores de hospitais para debater sobre o assunto. De ante mão, o prefeito destaca que uma das soluções deve ser aumentar o número de convênios com hospitais para ampliar o serviço.

Para o prefeito Ronaldo, as maiores dificuldades já foram vencidas. Ele lembrou que o Crato passou e venceu quatro seleções, sempre preenchendo todos os requisitos exigidos. “Entre os 39 cursos que chegaram nessa fase final, três foram suspensos, ou seja, perderam o direito, e em sete existem pendências. Dos sete com pendências, o Crato tem a situação mais cômoda. Portanto é resolver e comemorar a implantação da faculdade de medicina,” observou Ronaldo.

Questionado sobre a possibilidade do Hospital Universitário ser implantado para resolver o problema, o prefeito respondeu que o Hospital ainda demanda tempo até a completa instalação e a faculdade já deve fazer vestibular em breve.

Ronaldo Mattos disse, ainda, que além dos leitos, pretende aumentar os investimentos na atenção básica para melhora o serviço. O Crato terá seis meses para resolver o déficit de leitos e seguir para divulgação em edital, o que, para o prefeito é um tempo razoável para fazer a adequação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário