segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Propaganda de Dilma e Aécio atacam Marina

Na última semana, a candidata do PSB, Marina Silva, sofreu um verdadeiro ataque pelas campanhas dos candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Foram programas inteiros destinados a criticas a conduta e ao programa de governo da candidata socialista.

No programa tucano, Aécio Neves bateu falou sobre a aproximação de Marina com o projeto em curso no Brasil. O candidato destacou o mensalão petista que, segundo ele, Marina não fez nada para combater e, sequer, se manifestou com relação às denúncias. Na época, Marina era ministra do Meio Ambiente do governo Lula.

Já o programa petista criticou o programa de governo de Marina que, segundo Dilma, não vai priorizar o desenvolvimento da Petrobras, deixando de lado conquistas como a descoberta do Pré-Sal. Para a petista, a proposta de Marina deixará um legado de milhões de desempregados da indústria naval.

O porquê dos ataques

Na verdade, o que se consumava como “favas contadas”, falo da ida de Dilma e Aécio para o segundo turno das eleições presidenciais, acabou se tornando um pesadelo para ambos depois da morte do, então candidato do PSB, Eduardo Campos.

Dilma que liderava com folga o primeiro turno e tinha assegurado, segundo pesquisas, um segundo turno tranquilo ao enfrentar o tucano, agora se vê ameaçada com a possibilidade de ficar atrás no primeiro turno e, também, segundo recentes pesquisas, sofrer uma derrota contundente no segundo turno.

Já tucano Aécio, briga, pelo menos, para ir ao segundo turno; tenta respirar. Ele tinha um segundo turno garantido, arriscando uma virada fenomenal. Agora, o que consegue ver é a polarização entre Dilma e Marina. No quadro atual, o tucano fica fora da disputa. Ou seja, um tenta se manter vivo, caso de Aécio, e a outra vislumbra o que parecia impossível: perder a eleição.

O resultado é que Marina está um passo a frente e, agora, comanda as regras da disputa e do debate na grande mídia. Como se diz no marketing eleitoral, Dilma e Aécio estão correndo atrás e, pior, fazendo propaganda gratuita de Marina. O erro de estratégia pode levar Marina, ainda, mais alto e definir a eleição. A constatação é simples, basta lembrar a máxima que diz: “falem bem, ou falem mal; o importante é que falem de mim”.

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