quarta-feira, 26 de novembro de 2014

MP monta núcleo para investigar prefeituras do Cariri

O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), Comarca de Juazeiro do Norte, está em fase final de implantação do Núcleo de Tutela Coletiva (NUTEC) do Cariri. A informação é da promotora Juliana Mota, titular da Terceira Criminal de Juazeiro que destacou, durante entrevista, o papel do núcleo para coibir os crimes contra o patrimônio público.

O Nutec será responsável pelas ações conjuntas, abrangendo as áreas de atuação das promotorias, com foco nas administrações dos 32 municípios da região do Cariri. O grupo de 13 promotores atuará sob a coordenação de Breno Rangel e assistência de Igor Pereira.

No Ceará o mesmo trabalho já existe em outras regiões. No cariri, o núcleo contará com os 13 promotores disponíveis nas áreas de crimes, cíveis, infância e juventude, violência domestica e auxiliar; além de patrimônio público, atuando em conjunto.

Em tese, o Núcleo já está funcionando. A operação deflagrada na cidade de Brejo Santo, onde a operação “Fabrica de Corrupção” que quebrou sigilo bancário e bloqueou bens do prefeito Guilherme Landim e dos envolvidos, foi uma ação do Nutec, em conjunto com a Polícia Civil, sob a coordenação do promotor Igor Pereira.

Durante a entrevista, a promotora Juliana Mota garantiu, ainda, que muitas surpresas virão pela frente com relação a investigações nos municípios da região do Cariri. Ela chama atenção para a grave situação de Juazeiro do Norte e prevê para os próximos meses o desfecho de uma grande investigação.

Apesar de estar funcionando na prática, o núcleo deve iniciar suas operações, baseados em um espaço físico apenas em janeiro de 2015, quando o Ministério Público, em Juazeiro, ganhará nova sede. O novo prédio centralizará todos os órgãos do MPCE no Cariri.

Como atuará o NUTEC

O Núcleo de Tutela Coletiva atuará em investigações de caráter coletivo. Segundo explicou a promotora Juliana Mota, é escolhido um tema, mapeia-se os municípios da região com graves denúncias e/ou investigações em andamento e se faz uma atuação conjunta com todos os promotores. O trabalho vai desde o mutirão para finalizar a investigação até operações de buscas e apreensões.

Sob a coordenação do promotor Breno Rangel, no último dia 20, quinta-feira, o grupo fez a primeira reunião de trabalho. Na pauta, a definição de estratégias para as próximas atuações. Além de Breno Rangel, estiveram presentes os promotores Juliana Mota, Gustavo Henrique, Lucas Azevedo e Germano Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário