segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Iphan estuda tombamentos de prédios históricos e manifestações culturais do Cariri

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estuda o tombamento de prédios históricos e manifestações culturais da região do Cariri. A ideia é preservar a história arquitetônica e o desenvolvimento cultural da região.

Entre as edificações, já com o tombamento provisório, estão a Casa de Câmara e Cadeia, no Crato, que abrigam os museus Histórico e Vicente Leite. O conjunto arquitetônico da RFFSA, também em Crato, está entre os bens culturais e históricos em analise.

Entre os projetos relacionados às manifestações culturais está bem adiantado o processo de tombamento da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha. Os documentos sobre a Festa estão com o Conselho Consultivo do Iphan, em Brasília. O tombamento poderá acontecer no segundo semestre de 2015.

O Iphan no Ceará destaca, ainda, os lugares sagrados e as romarias de Juazeiro do Norte como os próximos a passarem pelo levantamento de dados. Estão entre eles, estão a Colina do Horto, o casarão do Padre Cícero e a estátua em homenagem ao sacerdote.

O detalhe é que, mesmo com um importante acervo cultural e histórico, até o momento não há sequer um prédio ou manifestação cultural com tombamento definitivo na região do Cariri.

(Com informações do Diário do Nordeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário