sexta-feira, 30 de maio de 2014

Câmara de Juazeiro aprova título de cidadão para Eunício Oliveira

A Câmara de Juazeiro do Norte aprovou, nessa quinta-feira, 29 de maio, o Projeto de Lei de autoria do presidente da Casa, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), que outorga o título de cidadão juazeirense ao senador Eunício Oliveira (PMDB).

O vereador Adauto Araújo (PSC), solicitou à mesa diretora realização de uma sessão extraordinária, na mesma quinta-feira, para apreciação e votação do plenário. O projeto que foi dado entrada na sessão de terça-feira, 27 de maio, não havia cumprido os cinco dias úteis de tramitação, previstos no Regimento Interno. O fato acabou gerando um debate polêmico.

O vereador Cláudio Luz (PT) se posicionou contrário a realização da extraordinária por entender que a antecipação da votação fere o Regimento. “Essa casa não pode brincar de legislar e passar por cima do regimento. Sou a favor e vou votar no título, mas antecipar essa votação vai abrir um precedente para que aconteça outra vez,” disse Cláudio.

Colocada para apreciação do plenário, a extraordinária foi aprovada com dois votos contrários (Cláudio Luz e Auricélia Bezerra) e duas abstenções (Gledson Bezerra e Tarso Magno). Na sessão extraordinária o título foi aprovado por unanimidade.

Em entrevista, o presidente Capitão Vieira, disse que a votação não macula o projeto que institui o tramite de cinco dias úteis. “Esse projeto não é polêmico. Não existem grandes discussões em torno dele, por isso, fizemos a votação. Apenas estamos reconhecendo o grande trabalho que o senador tem feito pelo Juazeiro do Norte,” disse Capitão Vieira.

Pronunciamentos

O vereador Normando Sóracles (PSL), relembrou o trabalho desempenhado pelos vereadores Fábio José, Manoel Santana e Tarso Magno, na legislatura 2001-2004. A lembrança serviu para comparar com o que a Casa enfrenta hoje.

Para Normando, a Casa precisa ter mais divulgação das suas ações propositivas. “Somos lembrados apenas pelas vassouras que não compramos,” disse o vereador, ressaltando que as ações positivas são esquecidas por falta de mais publicidade.

Normando lembrou as afirmações do ex-governador e atual secretário de Saúde Ciro Gomes, na última semana, para solicitar a realização de licitação para contratação de empresa especializada em comunicação para propagar as discussões e projetos aprovados pela Câmara.

O vereador Cláudio Luz abordou novamente a situação das obras no Parque Ecológico das Timbaúbas. Ele falou sobre as licenças prévias enviadas pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju), onde segundo Cláudio, não é reconhecido o Parque das Timbaúbas como área de proteção ambiental.

Na avaliação do vereador, para a prefeitura e a Amaju o Parque é apenas uma ficção. Ele relembrou que o Parque foi instituído por decreto de 1995, do então prefeito Manoel Salviano. “Se não fosse esse decreto, hoje tudo aquilo seria um amontoado de casas e prédios. Daqui a pouco vão dizer que o problema, eminente, da falta de água não existe,” disse o vereador.

Cláudio destacou ainda que a Amaju condenou as obras, sem as licenças definitivas, mas não multou a empresa responsável. “Essa posição agride a cidade de Juazeiro e compromete o abastecimento de água,” disse Cláudio, ressaltando que Amaju reconhece como Área de Proteção Permanente (APP), apenas a Lagoa dos Macacos.

O vereador Tarso Magno, concordou com a posição do vereador Cláudio e se disse contrario a qualquer obra dentro do Parque. Mas, observou que o problema já vem da administração passada, quando foram construídas casas e galpões na área do Parque e nada foi feito.

Tarso disse que na gestão passada fez todas as denúncias e até hoje aguarda o resultado. Acabou orientando ao vereador Cláudio que não existe nada a fazer a não ser esperar.

Ao final da sessão o presidente Capitão Vieira distribuiu com vereadores e a imprensa o relatório de prestação de contas do mês de abril de 2014. O membro da Comissão que acompanha e fiscalização as prestações de contas da Casa, vereador Gledson Bezerra, pediu prazo para analisar o relatório e, se necessário, fazer observação.

Deputado Guimarães desembarca em Juazeiro reafirmando pré-candidatura ao senado

O deputado federal José Guimarães (PT), desembarcou em Juazeiro do Norte, na noite dessa quarta-feira, 29 de maio, reafirmando sua pré-candidatura ao senado. Segundo o deputado, essa é a diretriz tirada no último Encontro Estadual da sigla e, até, que a maioria do partido decida pelo contrário, ele permanece na disputa.

O deputado falou ainda do patrocínio da Caixa Econômica Federal que será destinado ao time do Icasa. Guimarães observou que, agora, o acordo só depende da direção e dos documentos do Icasa para que o negócio seja fechado. Guimarães se reúne com a diretoria do Clube caririense nessa sexta-feira, 30 de maio.

Sobre a faculdade de medicina do Crato, o deputado ressaltou que continua acompanhando o processo, junto ao Ministério da Educação, e garantiu que em breve o povo do Crato poderá comemorar a instalação do empreendimento. Ele disse, ainda, que a Faculdade já está garantida e que, agora é apenas uma questão de tramite legal.

O deputado fica no Cariri até o domingo, 01 de junho, quando participa da Festa do Pau da Bandeira em Barbalha. Antes deve participar da “Caravana no PT” na cidade do Crato, evento que reúne lideranças do partido na região e no Estado. Participa do evento, ainda, o presidente estadual do PT, o militante Di Assis.

O encontro acontece nesse sábado, a partir das 9 horas no auditório da Rádio Educadora.

Procuradores de Juazeiro do Norte são finalistas em premiação nacional

Os procuradores da Republica em Juazeiro do Norte, Rafael Rayol, Celso Leal e Lívia de Sousa, são finalistas do II Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal. O prêmio é promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República.

Os procuradores concorrem ao prêmio, com o trabalho de fiscalização ao transporte escolar nas regiões do Cariri e Centro-Sul. No trabalho, prefeitos de 45 municípios se comprometeram em corrigir problemas com o transporte escolar.

O compromisso foi estabelecido através de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre os prefeitos e representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Ceará e Ministério Público de Contas, durante audiência pública em agosto de 2013.

O anúncio dos vencedores do prêmio está marcado para o próximo dia 3 de junho, em Brasília.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Eduardo Campos recebe homenagens em Juazeiro e quase é barrado em Barbalha

O presidenciável Eduardo Campos (PSB) deve receber no próximo sábado, dia 31 de maio, os títulos de cidadão dos municípios de Barbalha, às 18h30, e Juazeiro do Norte, às 20h30. Além de Eduardo Campos, a Câmara de Juazeiro deve entregar o mesmo título ao Senador Eunício Oliveira (PMDB), pré-candidato ao governo do Estado.

A agenda do presidenciável inclui ainda visitas ao município de Araripe, cidade natal do seu avô, também, ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes. No município o presidenciável assiste, a partir das 17 horas, apresentações culturais no Teatro Miguel Arraes.

No domingo, 01 de junho, pela manhã, Eduardo Campos fará visitas ao Hospital Filantrópico São Vicente de Paulo (Barbalha) e a Estátua do Padre Cícero (Juazeiro). Ainda pela manhã, às 10h30, Eduardo inaugura a sede do diretório municipal do PSB de Crato, recebendo em seguida, na Associação Comercial, a imprensa para uma entrevista coletiva.

Eduardo Campos deve encerrar sua agenda no Cariri, com a participação na festa do Pau da Bandeira, de Santo Antônio, a partir das 14h30. O presidente nacional do PSB será acompanhado pelas lideranças do PSB, PPS, PPL, PHS e PRP, além da Rede Solidariedade, aliados nacionalmente ao projeto de Eduardo Campos. Do Ceará, devem acompanhar as visitas, a pré-candidata do partido ao Governo do Estado, Nicolle Barbosa, a pré-candidata ao Senado, Geovana Cartaxo, o presidente do PSB-CE, Sergio Novais, e a deputada estadual Eliane Novais.

Polêmica em Barbalha

A polêmica, antecipada, da visita do presidenciável, ficou por conta da solenidade de entrega do titulo de cidadão em Barbalha. A sessão solene quase foi cancelada pela Câmara Municipal, durante a sessão da última segunda-feira, 26 de maio. O vereador líder do prefeito, Aurino Preu (PP), pediu o adiamento da solenidade por entender que o presidenciável estaria se beneficiando politicamente do momento.

A discussão quase gerou mau estar entre a base aliada e a oposição. O vereador Rildo Teles (PSL) disse estar envergonhado com a postura do líder, argumentando que o momento da discussão já havia passado. “O regimento é claro, quem escolhe o dia e a hora da entrega é o homenageado. Essa discussão não tem sentido, além de ser uma falta de respeito,” disse Rildo.
O vereador Rildo creditou a ação base, como sendo orquestrada pelo próprio prefeito que, segundo avaliou, não quer ficar em situação difícil com o governador, inimigo declarado de Eduardo Campos nem, tampouco, com o PT da presidenta Dilma Rousseff.

Durante a discussão os vereadores Antônio Correa Saraiva (PSB), autor do Projeto de Lei, e o vereador Rildo Teles, que subscreveu o projeto, acabaram apelando para a sensibilidade do presidente da Câmara, vereador Daniel de Sá Barreto, que acabou decidindo pela manutenção da data. A outorga do titulo foi aprovada em outubro de 2013.

Educação de Antonina do Norte comemora título de escola Nota 10

O município de Antonina do Norte ainda comemora a 8ª colocação no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece-Alfa) e o segundo lugar no ranking das melhores da 18ª Crede.

A informação, publicada pelo Governo do Estado, foi motivo de comemoração por alunos, professores e funcionários da educação, já que, com o resultado o município alcança a melhor performance desde a implantação da avaliação.

Em contato com a redação do site miséria, o prefeito falou da sua alegria com a conquista e agradeceu a todos que tornaram o resultado possível. “O município é muito carente, mas fazemos um grande esforço para dar as condições para que os profissionais desempenhem o trabalho. Mas o diferencial, o mérito e dos profissionais que da luta diário um ofício em prol da nossa educação,” disse Antônio Filho.

Para Antônio Filho, o desafio para equipe e gestor, agora é manter e, até, ampliar os resultados nos próximos anos. O prêmio entregue no Centro de Eventos, em Fortaleza, contou com a presença do prefeito Antônio Filho (PDT), professores e diretores das escolas Francisco Mendes e 8 de Maio, ganhadoras do título de escolas “Nota 10”.

Municípios caririenses entre os melhores do Spaece-Alfa

É verdade que para muitos, números positivos não transparecem a realidade. Mas, diante de tanta notícia ruim sobre a educação, essa parece, ao menos, alentadora. Segundo avaliação do “Spaece-Alfa”, divulgado pelo Governo do Estado na última semana, a região do Cariri teve três municípios entre os melhores do Estado. Os campeões foram Meruoca e Mucambo, seguidos de Nova Olinda Abaiara e Porteiras. Dos 184 avaliados, Fortaleza foi o último. A pergunta é: alguém quer ir estudar na capital? Claro que a resposta depende da condição financeira. Mas, voltando às campeãs, o que chama a atenção é que todas têm menos de 20 mil habitantes. A questão é: seria o tamanho da população, um diferencial? Prefiro acreditar em compromisso!

Mais números da educação

Segundo a mesma avaliação do Spaece-Alfa, 81,6% dos estudantes que estão no 2° ano, aquela antiga 1ª série, são alfabetizados. Em 2007 eram apenas 39,8%. Se fosse hoje poderíamos lançar a campanha “#quasetudoanalfabeto”. Ainda bem que está mudando, pelo menos, sabemos ler e escrever. Já com relação aos alunos do 5º ano, a melhora com Português e Matemática, subiu de 6,8% em 2008 para 31,1% em 2013. Aumento considerável, mas resultado nada animador. Continuamos tendo que aprender falar e contar; é básico! Foram avaliados cerca de 200 mil alunos em mais de 4,5 mil escolas. O vice-campeão da vergonha, ou seja, o 183º colocado foi Icó. Isso mesmo, o Icó do deputado, e ex-prefeito, Neto Nunes. O detalhe é que ele tem andado pelo Cariri, principalmente, em Juazeiro do Norte. Muita calma nessa hora!

Jovens nas ruas em Potengi

No rumo das manifestações que se espalham pelo Brasil, a juventude de Potengi foi às ruas, na última semana, para pedir mais saúde, educação, segurança e justiça. As centenas de jovens acabaram ganhando a adesão de populares para a causa. Depois de concentração na Praça José Edmilson Rocha, a caminhada seguiu pelas principais ruas da cidade até a sede da prefeitura municipal. No carro de som os jovens se revezavam em palavra de ordem que abrangeu, na sua maioria, a situação da educação do município. Em frente à prefeitura os estudantes cobraram o prefeito Samuel Carlos por mais qualidade do transporte escolar e nas estradas da zona rural. O melhor do protesto e, com certeza, o que motivou a adesão de várias outras pessoas, foi a passividade do movimento. Um belo exemplo de exercício da cidadania!

Cariri celebrando a colheita

Na última semana, o município de Nova Olinda foi palco de mais uma Celebração da Colheita. Mais de 5 mil trabalhadores rurais de Santana do Cariri, Assaré e Altaneira, se juntaram aos novolindenses em missa de Ação de Graças no Ginásio Poliesportivo Laurêncio Alves. A organização ficou por conta das Igrejas dos municípios envolvidos na festa. O coordenador da Comissão Pastoral da Terra, padre Vileci Basílio, comandou a caminhada pelas ruas da cidade, momento cultural (sabores e saberes), apresentação artística e lanche. Além da colheita, o evento comemorou o jubileu dos camponeses nos 100 anos da Diocese do Crato. O detalhe da missa foi o incentivo aos trabalhadores para a resistência na luta pela justiça social. Foi uma aula de cidadania!

Enquanto isso no Cariri...

... As vereadoras de Jardim, Dolores Rocha e Liliana Linhares, estão mostrando sua grande intimidade com as redes sociais. Dolores tem postado o resumo de seus projetos em peças bem trabalhadas. Já Liliana, não abre mão de convidar a população toda vez que vai assumir os trabalhos na Casa Legislativa. Liliana é vice-presidente.

... O debate político nas redes sociais, sobre Farias Brito, continua ganhando força e, até, certo ponto momentos de desequilíbrio. Na última semana o secretário de Agricultura, João Frutuoso, qualificou os críticos do governo de “abutre ou urubu” e ainda finalizou o comentário com um “bando de hipócritas”. Pelo visto o nível do debate está baixando.

... Em Assaré, as decisões da política eleitoral continuam prometendo resultados surpreendentes. O ex-prefeito Oliveira deve mesmo apoiar o jovem Anderson Palácio para estadual; enquanto o atual prefeito Samuel Freire parece que vai deixar descontentes os dois maiores aliados. Fala-se na cidade que ele vai apoiar Sineval Roque. A decisão não agrada nem a Oliveira, nem a Guimarães.

... No Cariri, continua o movimento por um candidato da região apoiado pelo governador Cid Gomes. A discussão tem no prefeito de Altaneira, Delvamberto Soares, o maior entusiasta. Ele já articula com outros colegas a possibilidade de uma reivindicação conjunta. Já houve reuniões informais para decidir.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

MP deve investigar uso indevido do Parque da Cidade em Barbalha

A Câmara Municipal de Barbalha enviou ofício ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando providencias contra o uso inadequado, para benefício de terceiros, do Parque de Eventos Governador Tarso Jereissati, “Parque da Cidade”. A denúncia foi feita pelo vereador Rildo Teles (PSL) em sessão ordinária da Casa, dia 12 de maio, por meio de requerimento verbal.

Durante a denúncia o vereador Rildo Teles, repudiou o uso do equipamento público em favor do ex-secretário de Cultura e atual secretário adjunto de Governo do Município, Dorivan Amaro dos Santos. Segundo a denúncia, Dorivan não possui nenhuma autorização formal do município para a utilização do Parque a fim de realizar festas particulares.

O secretário adjunto vem realizando, através das empresas “DNA Produções”, onde figura como sócio, e “JJ Eventos”, uma série de eventos denominados “Pré Pau da Raposa”. Segundo o vereador Rildo, além do uso do Parque, a empresa usa o nome do time de futebol de Barbalha, sem o devido repasse financeiro ao clube. “Na verdade quem está pagando a conta é o povo de Barbalha. Não existe contrapartida ao município. Após a festa é preciso fazer a limpeza e manutenção do Parque. E tudo isso fica por conta da prefeitura. Não podemos aceitar isso,” disse Rildo.

Para Rildo o que está existindo é um favorecimento ao grupo do prefeito em detrimento de outras empresas de promoção de eventos. “O problema é que fazem a festa, não pagam nada pelo Parque. Além do mais existem fortes indícios do uso do nome do Barbalha Futebol Clube, como fachada, para obter grandes lucros,” disse Rildo, ressaltando o fato do secretário adjunto, realizador das festas, ser um agente público, o que configura favorecimento, já que, não há contrapartida ao município.

O requerimento do vereador Rildo Teles, ganhou repercussão no Poder Legislativo e gerou um grande debate. Imbuído da defesa da gestão pública municipal, o líder do prefeito da Câmara, vereador Aurino Preu (PP), acabou subscrevendo o requerimento que pede a investigação.

O ex-diretor do Barbalha Futebol Clube, Jorge Luiz Fernandes, conhecido como Bacalhau, disse que os recursos combinados com os promotores da festa foram repassados integralmente. Segundo ele, foram repassados valores de R$ 5 mil por festa. Segundo o ex-diretor o recurso foi bem vindo, pois a equipe estava na fase final de uma competição importante e promovendo o nome da cidade. “As festas foram, na verdade, uma alternativa de arrecadação. Para a manutenção de uma equipe de futebol todo dinheiro é bem vindo. Tínhamos 40 funcionários e uma folha extensa. O recurso foi bem vindo,” disse o ex-diretor.

Sobre a utilização a utilização do Parque, Bacalhau confirmou que a direção do clube fez a solicitação à prefeitura. “Não somos um órgão público, temos um CNPJ particular, mas estamos inseridos na satisfação popular como de grande importância social. De certa forma o Poder Público Municipal, tem alguma responsabilidade com o time e, por isso, liberou o Parque,” disse Bacalhau.

O secretário adjunto, Dorivan Amaro, em conversa com nossa reportagem disse que a DNA Produções não é a realizadora dos eventos. Segundo ele, apenas prestou assessoria, sem remuneração ao time do Barbalha no sentido de facilitar o contato do clube com os artistas. “O que faço é apenas ajudar na divulgação e organização por gostar do time do Barbalha. Mas, não passa disso. O evento é uma realização do Barbalha Esporte Clube,” disse Dorivan.

Sobre a não participação do secretario adjunto na festa, o vereador Rildo Teles prepara denúncia mais aprofundada ao MPF com postagens nas Redes Sociais, onde Dorivan assume que a promoção da festa é da DNA Promoções em conjunto com a JJ Eventos.

O terceiro evento da série deve acontecer no próximo dia 30 de maio, com ingressos que variam de R$ 20,00 e R$ 30,00. Os vereadores da bancada de oposição querem a imediata suspensão até que o MPF se manifeste.

Iluminação Pública volta a ser debatida na Câmara de Juazeiro

A Câmara de Juazeiro do Norte, durante sessão dessa terça-feira, 27 de maio, foi novamente palco de um debate sobre a taxa de Iluminação Pública cobrada pela Companhia Elétrica do Ceará (Coelce). A discussão aconteceu meses depois que outra representante da concessionária veio a Câmara prestar esclarecimentos sobre o mesmo assunto.

Desta vez a técnica Delfina Pontes foi a responsável pelas explicações. Ela explicou, em pronunciamento, que os critérios da cobrança são definidos por percentual sobre a arrecadação. “É algo em torno de 4% sobre a arrecadação geral da empresa,” disse Delfina.

Sobre os casos de isenção, a técnica observou que usuários com consumo abaixo de 150 kw, não pagam a taxa. Ela lembrou outros casos de isenção como os consumidores da zona rural. Segundo Delfina, em Juazeiro, são cerca de 86 mil clientes residenciais, onde cerca de 65 mil são isentos da taxa. Outros 300 são consumidores industriais e cerca de 6 mil são comerciais.

Sobre a arrecadação com a taxa, a técnica estimou em média de R$ 750 mil por mês. Destes, cerca de 350 e mais taxas de administração retornam a Coelce pelo valor devido à empresa pelos serviços da iluminação e cobrança junto aos consumidores. O restante, segundo esclareceu, é repassado à prefeitura para os custos com manutenção e ampliação da rede.

O debate

Insatisfeito com as informações, o vereador Normando Sóracles (PSL), autor do requerimento que solicitou a presença de representante da Coelce, disse que a empresa tentou fazer os vereadores de bobos. “Não foi isso que pedi em meu requerimento. Quero saber quantos postes, quantas lâmpadas e quantas horas elas permanecem acesas por dia. A empresa não disse nada,” disse normando.

Na intervenção, Normando disse ter nada contra as representantes da Coelce, mas, segundo ele, a empresa quer fazer a Câmara e o povo de besta. “Esse critério está errado. Desse jeito, se a cidade cresce; cresce também o valor da taxa. Queremos uma cobrança em cima do consumo real, não do que é presumido,” disse Normando, ressaltando que iria recorrer ao Ministério Público para ter acesso às informações.

O vereador Cláudio Luz (PT) questionou o repasse de R$ 350 mil à empresa. O vereador avaliou que o valor deixado para a prefeitura, cerca de R$ 300 mil, é insuficiente e, segundo ele, esse é o motivo do serviço estar em estado precário.

O vereador Tarso Magno (PR) observou que a culpa é da gestão. “A empresa está respaldada pela Lei. Por exemplo, por que a prefeitura não cobra pelos postes que estão no solo do município?” questionou Tarso.

O vereador Darlan Lôbo (PMDB), disse que a culpa é da Câmara Municipal. Segundo ele, a lei que ampara a cobrança, que a Casa questiona agora, foi aprovada pela própria Casa em legislaturas passadas.

A representante reforçou as palavras de Darlan dizendo que o critério é definido em lei aprovada pela Câmara. Delfina informou ainda que todos os meses a prefeitura recebe um relatório com todos os pontos de luz do município.

Crise na saúde

Em outro pronunciamento, o vereador Cláudio Luz falou sobre a situação da saúde em Juazeiro do Norte. Segundo o vereador, a promessa do prefeito Raimundo Macedo (PMDB) de fazer um hospital municipal, foi um estelionato eleitoral.

Cláudio disse que a “Construtora FP”, responsável pela reforma do Hospital Tarso Ribeiro Jereissati, antigo Estefânia Rocha Lima, é uma fraude. Segundo ele, a construtora é sediada no distrito de Ipuzinho, município de Ubajara, onde o prefeito tem familiares.

Cláudio reafirmou que já fez denúncia ao Ministério Público Federal (MPF). “Essa mesma construtora é investigada por fraude em Ubajara. Ela é, também, a mesma que vai fazer as obras no Parque das Timbaúbas. E pior, ela é a mesma que construiu as creches inacabadas na primeira gestão do prefeito Raimundão,” disse Cláudio.

O vereador Tarso Magno, disse que este é o mesmo modelo da gestão aplicada pelo ex-prefeito Manoel Santana (PT). O vereador relembrou o caso de uma mesma construtora que ganhou 19 obras e está sendo investigada por fraudes. “Em 2011, uma senhora morreu na porta do hospital Santo Inácio por falta de um leito de UTI. Então qual a diferença?” observou Tarso.

O presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), disse que a Casa vai realizar uma audiência Pública sobre a saúde em Juazeiro. Ele lembrou, ainda, as audiências sobre meio ambiente e saneamento básico, a serem realizadas nos dias 5 e 10 de junho.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Prefeito de Caririaçu anuncia verba para adutora e programação da Festa de São Pedro

O prefeito do Município de Caririaçu, João Marcos (PMDB), convocou a imprensa caririense para uma coletiva, nessa segunda-feira, 26 de maio, onde falou sobre a liberação dos mais R$ 13 milhões para a construção da Adutora do Açude Manoel Balbino e a programação da tradicional Festa de São Pedro. Durante a coletiva, o prefeito ladeado pelos secretários de Infraestrutura, José Pereira, e de cultura, Wiliana Morais.

O prefeito destacou o empenho do senador Eunício Oliveira (PMDB), junto à presidenta Dilma Rousseff (PT) que assinou a liberação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), na última semana. O secretário de infraestrutura destacou as dificuldades enfrentadas para decidir o melhor trajeto da encanação e a grande complexidade da obra.

O secretário explicou que a adutora terá cerca de 8 mil metros de extensão desde a capitação no açude até o principal reservatório elevado no bairro Pernambuquinho. Serão duas estações elevatórias com pontos de armazenamento e uma estação de tratamento. Sobre o prazo para o funcionamento, o secretário projetou em 1 ano e seis meses até a plena capacidade operacional.

Perguntado sobre as licenças ambientais e outorgas, José Pereira, ressaltou que todo está liberado e aprovado pelos órgãos responsáveis. “Não tivemos maiores problemas porque projetamos o trajeto da encanação no leito da estrada, o que, diminuiu o impacto ambiental e onde já existe permissão para esse tipo de obra,” disse o secretário.

O prefeito, informou que a adutora será administrada pelo SEMAE (Serviço Autônomo Municipal de Águas e Esgotos de Caririaçu). Ele ressaltou que haverá um novo estudo para a cobrança, inclusive, com a colocação de hidrômetros. Mas, segundo João marcos, será feito um esforço para manter o valor de R$ 12 reais para o pequeno consumidor.

Perguntado sobre o anuncio de uma adutora de engate rápido, de iniciativa do Governo do Estado, o prefeito ressaltou que já havia reivindicado a obra para amenizar o problema da falta de água no município, mas que técnicos do governo tinham avaliado como inviável.

“Até agora, está somente da conversa. Mas, eu quero é que venha. Nosso povo está é cansado de tantas promessas. Se for verdade, Caririaçu terá prazer em receber. O açude que abastece a cidade seca em setembro e queremos evitar mais um transtorno,” disse João Marcos.
                                        
A Festa de São Pedro

Sobre a Festa de São Pedro, o prefeito garantiu a realização do evento mesmo sem a possibilidade de captação de verba junto ao Ministério da Cultura. Segundo João Marcos, a situação de inadimplência do município, deixada pela gestão passada, acabou inviabilizando a transferência de novos recursos para realizar a festa. O custo da festa deve chegar a R$ 300 mil, sendo que R$ 40 mil foram liberados pelo Governo do Estado.

O prefeito aproveitou o momento para anunciar a programação com as atrações da festa. Com início no dia 20 de junho, a festa será aberta com show do Padre Antônio Maria, seguido do Grupo Renascer. No dia 21, é a vez de Joquinha Gonzaga subir o palco. No dia 22, tem Forró Doce Emoção e Sirlan Granjeiro.

Entre os dias 23, 24, 25 e 26, a programação priorizará shows com artistas locais, manifestações culturais e festival de quadrilhas. No dia as bandas Forró Bota Pra Moer, Forró Ousadia e Forró Di Rocha, fazem a festa. No dia 28 as atrações serão Ítalo e Reno e Fábio Carneirinho. A festa será encerrada no dia 29 com Bonde do Brasil, Forró Recordações e Mocidade Forrozeira.

Sobre a segurança da festa, o prefeito garantiu que a população estará bem assistida. Serão solicitados reforços de policiamento militar; serão disponibilizados guardas municipais; além da contratação de seguranças particulares.

(Foto: Cícero Valério / Agência Miséria).

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Ciro critica vereadores de Juazeiro durante inauguração da UPA

O secretário de Saúde do Estado do Ceará, Ciro Gomes, aproveitou a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), em Juazeiro do Norte, para responder as críticas dos vereadores do Município sobre o não funcionamento de alguns equipamentos do Governo do Estado na Região.

Os vereadores abordaram na última semana, a situação de Delegacias com tamanhos padronizados, sem levar em conta a demanda de cada município, e algumas fechadas por falta de profissionais. Outra critica feita pelo parlamentares diz respeito ao Hospital Regional do Cariri, onde cirurgias em várias especialidades acontecem apenas uma vez por semana.

Sobre o Hospital Regional, o secretário ressaltou que mais 1 milhão de atendimentos foram feitos. “Um governo não pode ter a pretensão de achar que tudo está acertando em tudo, mas estamos trabalhando,” disse Ciro.

Perguntado sobre observações das Delegacias, o secretário disse que está sendo organizado concurso público e a viabilização de uma nova academia de Polícia Civil. E Ciro foi além dizendo que de cada três policiais do Estado, dois foram contratados pelo governo Cid. Segundo ele, o governo Cid recebeu o Estado com 12 delegacias e já construiu mais de 50.

Ciro finalizou a sequência de respostas dizendo: “Então os senhores vereadores de Juazeiro procurem se informar um pouco melhor e economizar dinheiro na compra de vassouras que, também, é importante,” disse secretário.

A nova UPA

A nova UPA inaugurada na última sexta-feira, 23 de maio, em Juazeiro do Norte, é do tipo III e custou R$5.083.676,40, divididos entre o governo do Estado (R$2.483.676,40) e o Ministério da Saúde (R$2.600.000,00). Segundo previsão, serão cerca de com 260 mil pessoas beneficiadas com a unidade, localizada no Bairro do Limoeiro.

A nova UPA tem 12 leitos de observação adulto e infantil, consultórios clínicos e pediátricos e local de monitoração de pacientes. A unidade conta ainda com sala para atendimento aos pacientes mais graves, salas de medicação, nebulização e isolamento. O corpo técnico será formado com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, farmacêuticos, técnicos de raio-X, além de pessoal da área administrativa.

O prefeito Raimundo Macedo (PMDB), disse que a obra vem atender as expectativas da população com a prestação de um serviço de grande relevância para o melhoramento da saúde de Juazeiro. “Essa UPA fará o elo de ligação com o Hospital Regional, cuidando da atenção básica e desafogando aquele equipamento,” disse Raimundão, ressaltando que em breve será inaugurada mais uma UPA no município.

O governador Cid Gomes, disse que a preocupação do governo é implantar no estado, em parceria com o governo federal e municípios, um sistema que possa atender a todas as necessidades da população. Dentro dessa parceria, Cid anunciou a destinação de R$ 25 milhões para os municípios para o melhoramento de Postos de Saúde, através do Programa Saúde da Família.

O governador disse estar criando uma rede com as UPAs, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), SAMU 192 e as Policlínicas. Ele observou que o funcionamento desses equipamentos é feito através de consórcios formados pelos municípios beneficiados. Ainda segundo Cid Gomes, a rede é complementada com a implantação do Hospital Regional, compreendendo a Macro região.

Sobre a UPA, o secretário Ciro Gomes, disse que o Ceará está fazendo uma das melhores redes pública de saúde do Brasil. “Isso se aperfeiçoa não só com equipamento e pessoal, mas com os processos também. A cada dia poderemos orientar a população com relação aos cuidados básicos com sua saúde,” disse Ciro.

Estiveram presentes a inauguração deputados federais Manoel Salviano (PSD) e Domingos Neto (Pros); os estaduais Camilo Santana (PT), Wellington Landim (Pros), José Sarto (Pros), Miriam Sobreira (Pros), Sineval Roque (Pros) e o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (Pros). Estiveram presentes, ainda, além do prefeito Raimundo Macedo e o Secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, a prefeita de Jardim Ana Leda Luz (PMDB) e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT).

Cid fala sobre pesquisas

Durante entrevista coletiva, o governador Cid Gomes foi perguntado sobre as pesquisas de intenção de votos já divulgadas pela grande mídia. Para o governador as pesquisa refletem o momento, mas não significa nada de definitivo. “Pesquisa não é imutável. Hoje é uma coisa e amanhã pode ser outra completamente diferente. Agora, eu penso que ainda é muito cedo para isso. Qualquer pesquisa nessa hora reflete mais o que os técnicos chamam de ‘Recall’, ou seja, uma lembrança de nome,” disse Cid.

Ainda sobre pesquisas, o Cid ressaltou o exemplo da última eleição de Fortaleza, onde os candidatos Moroni e Inácio apareciam nas primeiras posições e ao final não chegaram, sequer, ao segundo turno. Sobre os interesses por trás das pesquisas, o governador Cid, disse que, nesse momento, elas interessam apenas a políticos e jornalistas da área política.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Câmara de Juazeiro-CE: Normando critica morosidade no caso das vassouras

O vereador Normando Sóracles (PSL), destacou nessa quinta-feira, 23 de maio, em pronunciamento na Câmara de Juazeiro do Norte, que aquela poderia ser a última sessão dos suplentes de vereador Alberto da Costa (PT) e Auricélia Bezerra (PSL). Segundo Normando, há em curso um pedido de ‘habeas corpus’ dos vereadores afastados Antônio de Lunga (PSC) e Ronnas Motos (PMDB), junto ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que pede a reintegração dos parlamentares por decurso de prazo.

Durante o pronunciamento o vereador destacou as várias decisões favoráveis a outros réus em situação semelhante. Normando criticou a morosidade com que as autoridades estão tratando o assunto. “São mais de 250 dias sem que o inquérito seja concluído. Transferiram os três delegados que fizeram a operação e a coisa simplesmente não andou,” disse Normando.

Normando falou, ainda, sobre vários casos de impunidade conhecidos no país e que esse caminhava para ser mais um deles. O vereador pediu que os suplentes continuassem de cabeça erguida, já que, não tinham sido responsáveis por compras exorbitantes para a Câmara de Juazeiro. “O inquérito retornou para Fortaleza, após a Polícia Civil pedir mais 30 dias de prazo para a conclusão da peça,” disse finalizou Normando, ressaltando que espera um dia ver alguma punição.

O vereador Tarso Magno (PR) observou a necessidade da Policia Civil e o Poder Judiciário darem uma resposta para a sociedade de Juazeiro. “Agora não podemos esquecer que a Polícia Civil é uma instituição falida. Ela funciona a duras penas, principalmente, pela carência de pessoal,” disse Tarso.

No início da noite, a No início da noite dessa quinta feira (23), a Ministra Maria Thereza de Assis Moura,  julgou improcedente o pedido de Habeas Corpus,  dos vereadores afastados, o que, mantém os suplentes na Câmara.

Desapropriações do aeroporto

A polêmica das desapropriações do entorno do Aeroporto Regional Orlando Bezerra, em Juazeiro, voltou a ser tema de pronunciamento na Câmara. O vereador Gledson Bezerra (PTB), dessa vez, em nome de vários parlamentares, voltou à tribuna da Casa e falou da necessidade de Assistentes Sociais para separar o especulador do morador. Segundo o vereador essa é a maneira de se evitar injustiças.

Gledson voltou a ressaltar a necessidade do município em intervir na discussão e garantir ao cidadão o respeito devido. “É importante que o município estude uma maneira de fazer doações para a associação de moradores local, afim, de garantir a moradia a quem mais precisa,” disse Gledson.

O presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), observou que está marcada uma reunião entre a associação de moradores, as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, e mais a representação da Câmara para encontrar um caminho para resolver o problema. O presidente disse, ainda, que a Câmara deve enviar ofício à Justiça Federal pedindo a cópia do processo judicial das desapropriações.

Passa veto do prefeito

Os vereadores apreciaram, ainda, o veto do prefeito Raimundo Macedo (PMDB) ao Projeto de Lei do vereador Cláudio Luz (PT), que instituía gratuidade aos consumidores de Shoppings Center e Hipermercados de Juazeiro do Norte.

O projeto previa a isenção da taxa de estacionamento para clientes que comprovassem despesas correspondente a, pelo menos, 8 (oito) vezes o valor cobrado pelo serviço. Na primeira votação, realizada em fevereiro deste ano, o projeto foi aprovado por unanimidade e teve parecer favorável das comissões.

O veto foi mantido por uma maioria de 16 favoráveis e 4 contrários. A votação foi secreta em obediência, segundo explicou o presidente da Câmara, Capitão Vieira, à Lei Orgânica do Município. O presidente chegou a afirmar que o Regimento Interno é omisso sobre o caso.

FATEC sucateada

Ao final da sessão, a pedido do vereador Tarso Magno, alunas da Faculdade de Tecnologia do Cariri – Centec (FATEC) usaram a tribuna da Casa para denunciar o descaso do Governo do Estado com a instituição. Segundo as alunas, a Faculdade está totalmente sucateada e falta desde profissionais a infraestrutura básica como manutenção de laboratórios e instalações em geral.

As alunas denunciaram ainda a falta de aulas práticas, assistência, incentivos a estágios, transportes, entre outros. Segundo as alunas, já foram feitas manifestações e nada foi resolvido. Durante a explanação, as alunas pediram o apoio dos vereadores para o problema.

O presidente Capitão Viera pediu a relação de reivindicações e que um representante da instituição acompanhasse a comissão de vereadores para entregar o documento ao governador Cid Gomes, durante sua vinda ao Cariri.

Domingos Filho é cidadão de Mauriti

O vice-governador Domingos Filho é o mais novo cidadão Mauritiense. A honraria foi outorgada pela Câmara Municipal, na última semana, em uma sessão solene que contou com a presença de autoridades políticas do Estado e da região. O título foi aprovado por unanimidade e o presidente Mano Morais, destacou os serviços prestados ao Estado e ao município. Já o prefeito Evanildo Simão, fez um relato da vida pública do vice-governador, destacando sua visão municipalista e sua luta emancipacionista. Domingos Filho foi presenteado, ainda, com um violino produzido em Mauriti. Prestigiaram a sessão, além do prefeito Evanildo Simão, o deputado Wellington Landim, as prefeitas de Tauá, Jati e Baixio; e mais o presidente da União dos Vereadores, Audic Mota, e outras lideranças. Foi uma grande festa!

Festa do milho em Santana

Quem surpreendeu a todos na Festa do Milho em Santana do Cariri, foi prefeita Daniele Machado. Normalmente retraída, com relação às palavras, a prefeita acabou se superando. Daniele reconheceu o mérito dos produtores rurais, que acreditaram nas chuvas e, claro, a prefeitura pela estrutura de máquinas disponibilizadas e a distribuição, por parte do governo do Estado, de sementes selecionadas. Para a prefeita, a meta foi alcançada. Depois da surpresa com a eloquência do discurso, o deputado federal Arnon Bezerra, além de secretários, vereadores e outras lideranças políticas, acompanharam a comunidade do sítio Latão na degustação de milho cozido, pamonha, canjica, bolos e outros produtos derivados. A festa foi encerrada com a escolha da Rainha do Milho. Parabéns aos trabalhadores!

Prefeitos deslocados

Quem acompanhou, mais detalhadamente, a inauguração do Centro de Convenções do Cariri, na última semana, não entendeu o deslocamento dos prefeitos de Farias Brito, Vandevelder Francelino, e de Assaré, Samuel Freire. Os dois circularam, mas acabaram passando quase no anonimato. Há quem argumente que o excesso de autoridades e lideranças de grande expressão contribuiu para o isolamento. Não fossem os poucos assessores, por vezes, poderiam ter ficado sozinhos. A situação, nem de longe lembrou o assédio a que os lideres políticos são submetidos em seus municípios de origem com a grande atenção e procura. Motivo de comentários o deslocamento foi avaliado como dificuldade de articulação dos prefeitos com outras lideranças. Na verdade é bom começar a aprender, eles vão precisar!

Farias Brito é um governo de respostas

Tem chamado a atenção a forma como os secretários de Farias Brito tem monitorado e se sentido atingidos com as informações e denúncias vindas de moradores do próprio município. São vários os pedidos de respostas, onde tratam os profissionais de imprensa e os informantes como mentirosos e caluniosos. O problema é que os gestores não conseguem ter a mesma velocidade para responder as necessidades da população. Outro problema que é ignorado pelos atentos gestores é o fato do município estar com os recursos da saúde suspensos por irregularidades e o prefeito estar sendo investigado pelo Ministério Público Federal por desvio de dinheiro destinado a perfuração de poços para amenizar a sede da população. Tai um bom motivo para se responder. Estamos esperando pelas manifestações dos secretários!

Enquanto isso no Cariri...

... Em Nova Olinda, mesmo com a crise na educação municipal, há motivos para festa. O Governo do Estado inaugurou na última semana a 101ª Escola Profissionalizante. Além de Nova Olinda, devem ser beneficiados os alunos de Altaneira e Santana do Cariri. Foram investidos R$ 10 milhões. O próprio governador Cid Gomes inaugurou o equipamento.

... Já em Caririaçu, houve mais uma aula inaugural de outra turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Esta é a terceira etapa do programa no município com o apoio de instituições como o SENAI. A parceria é do governo federal com os municípios. A iniciativa é muito válida!

... A administração de Milagres realizou a I Semana do Bebê. Várias atividades e projetos foram desenvolvidos na programação. O evento teve como lema: “Acolher na primeira infância é investir no futuro de Milagres” e contou com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar.

... Em Assaré, as atuais lideranças políticas estão entre a cruz e a espada. O ex-prefeito Oliveira, desobrigado com Roberto Pessoa, está sendo cobrado para votar em um filho da terra, o jovem Anderson Palácio para estadual. O prefeito Samuel Freire passa pela mesma situação. Ninguém fala, mas a pressão existe. É esperar e ver o resultado!

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Professora denuncia terror em escola de Nova Olinda

A professora Eliane Coimbra, denunciou na última semana na Câmara Municipal de Nova Olinda, uma série de fatos, qualificados por ela como absurdos, cometidos pela diretora da Escola Padre Cristiano Coelho, Ana Fábia. Segundo a denúncia, crianças estão sofrendo maus trados a ponto de chegarem em casa com escoriações.

A denúncia foi feita ainda ao Ministério Público do Estado (MPCE), na segunda-feira (19), em Nova Olinda, e se estendeu, além de maus tratos, a distribuição de merenda escolar estragada e perseguição a professora denunciante. Segundo a professora, após as denúncia foi proibida de entrar na escola e está sem lotação.

Além da professora, pais de alunos também fizeram denúncias ao MPCE e Conselho Tutelar. Com o afastamento da professora, alunos e pais fizeram protestos na frente da escola, mas a situação continua inalterada. A professora diz ter tentado um diálogo, mas, segundo ela, nunca foi recebida pela diretora ou pela Secretária de Educação.

A Câmara Municipal formou uma comissão com os vereadores Maria do Socorro, José Vieira e José Humberto, para investigar as denúncias. Os parlamentares ouviram professores, alunos, funcionários e pais. O parecer deve ser apresentado na sessão da Câmara desta quinta-feira, 22 de maio.

A secretária de Educação do Município, Vanda Lúcia Sampaio, em resposta as acusações, ressaltou que a escola já recebeu o título de Escola nota 10 e que sempre primou pelo bem estar de alunos e professores. “Posso assegurar que o Fato jamais aconteceu. Agora, a verdade é que a professora Eliane tentou desequilibrar a escola e isso não foi permitido,” disse a secretária.

Sobre a resposta as denúncias, a secretária Vanda Lúcia, destacou que a assessoria jurídica da prefeitura está tomando as providencias de acordo com a lei. “Vamos provar que todas as denúncias são infundadas,” disse a secretaria, ressaltando que o fato é uma questão pessoal e que já vem de gestões passadas.

A professora Eliane Coimbra reafirma a materialidade das denúncias e diz que os fundamentos estão em fotos e depoimentos dos pais ao Ministério Público. “O que aconteceu foi um absurdo e vou provar o que acontece dentro daquela escola,” disse Eliane.

O promotor do MPCE, Francisco Parente, que recebeu a denúncia deu prazo até sexta-feira, 23 de maio, para que a Secretaria de Educação do Município se pronuncie sobre as denúncias.