terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Coluna Rebate - Jornal do Cariri - 06 de janeiro de 2015

Camilo responde ao Cariri

Devedor de uma resposta ao povo e aos políticos do Cariri, o governador eleito Camilo Santana não tardou em explicar suas escolhas da região para compor o novo governo do Ceará. Em entrevista a esta coluna, Camilo garantiu que sua região mãe estará bem representada. Deixou claro que os critérios para a escolha dos três nomes, foram mais técnicos que políticos. O Juazeirense Josbertini Clementino, mantido no Trabalho e Desenvolvimento Social, vem do governo Cid Gomes, como bom técnico. Já Hugo Figueiredo, do Planejamento, e Alexandre Landim, chefe da Casa Civil, acabaram alçados por critérios mais pessoais. Camilo e Hugo Figueiredo foram colegas de Diocesano. O governador enalteceu a capacidade dos três escolhidos e voltou a afirmar que o governador é do Cariri. Agora é esperar que eles desenvolvam os papeis para os quais foram escolhidos e represente a quem devem representatividade: o Cariri.

Santana e Roque na Assembléia

Cobrado pela pouca atuação política dos escolhidos para compor o novo governo, Camilo Santana, ressaltou que o lado mais político será contemplado pelos suplentes de deputado estadual, Manoel Santana e Sineval Roque. Os dois devem assumir cadeiras na Assembléia para completar, junto com Wellington Landim e Zé Ailton Brasil, o quadro de representantes políticos da região. A tarefa de fazê-los deputados demandará um grande esforço. Santana é o sexto suplente e Roque o sétimo. O fato é que Roque volta depois de um fraco desempenho nas urnas e Santana deve estrear no parlamento estadual. Quando foi vereador em Juazeiro, no último governo Carlos Cruz, Santana deu um show de atuação na oposição. Restar saber como atuará na base de apoio do governo. Ou seja, ambos terão que provar que ainda podem fazer algo diferente.

 Arnon, Guimarães e a faculdade

Surpresa geral para os cratenses o debate inesperado entre os deputados federais Arnon Bezerra e José Guimarães. Mais que um debate, as participações dos deputados, ao vivo, no programa do radialista Antônio Vicelmo, teve momentos de tensão com desmentidos sobre a faculdade de medicina do Crato. O deputado Arnon no estúdio da rádio Educadora, disse que o Crato havia perdido a faculdade e que ele iria trabalhar para reverter. O problema é que Guimarães foi informado da situação e entrou por telefone rebatendo a informação. Guimarães esclareceu que há alguns poucos problemas, mas que tudo está sendo resolvido. Segundo Guimarães, as informações solicitadas pelo Ministério da Saúde já foram encaminhas e em breve o Crato poderá comemorar a vinda da faculdade.

Guimarães disse mais

Que o deputado Arnon não estava informado da reunião ocorrida a cerca de 30 dias no Ministério da Saúde e que contou com as presenças dele (Guimarães), do prefeito do Crato, Ronaldo Mattos, e do ministro Artur Chioro. Calado, Arnon ouvia Guimarães comentar que a relação divulgada das 20 primeiras cidades beneficiadas, não decretava a exclusão do Crato. Guimarães finalizou dizendo da expectativa de que o nome do Crato já conste da próxima relação. Além do debate na rádio Educadora, Guimarães já avaliou que o fato do Ministério da Educação, estar sob o comando do ex-governador cearense Cid Gomes (Pros), deve facilitar a finalização do processo com a palavra positiva a favor da faculdade. Depois do embate entre os deputados, a pergunta na cidade é: qual das informações deve prevalecer?

Carlile volta à cena

Apesar de não fazer parte dos quadros caririenses no governo Camilo Santana, vale ressaltar o nome de Carlile Lavor para Secretaria de Saúde. Carlile,  fez parte do primeiro governo Tasso Jereissati na década de  1987. Foi o criador do projeto que deu origem aos agentes comunitários de saúde, programa copiado, a época, pelo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Sobre sua indicação há duas especulações: primeiro, que partiu do ex-colega de governo Eudoro Santana, pai de Camilo. A segunda, seria mais política e creditada a presença de dele (Carlile)  para inibir as criticas do PSDB na área da Saúde estadual. Fica difícil para o Senador eleito Tasso Jereissati, tecer críticas a quem tanto reconhecimento trouxe a sua gestão à frente do governo do Ceará. Na prática a indicação do sanitarista Carlile Lavor deve fortalecer a saúde primária, tão carente.

Disse me disse

Pelo menos, dois secretários de Camilo votaram em Aécio Neves, o médico Carlile Lavor e Hugo Figueiredo. Seria a confirmação da escolha técnica? A escolha desagradou os petistas do cariri.

Prefeito Raimundo Macedo deve solicitar nos próximos dias a realização de uma sessão extraordinária para votar o novo organograma na prefeitura. O novo quadro deve trazer muitas surpresas.

Pessoas próximas a Raimundão garantem que a reforma no organograma da gestão representará um novo tempo. Está precisando!

O único vereador a se abster da votação para a nova mesa diretora da Câmara de Barbalha foi André Feitosa. Foram 14 votos a endossar o nome do petista Daniel Cordeiro.

André Feitosa teria dito que não concorda com a gestão petista no município e a mesa eleita vai continuar na base de apoio de Zé Leite. Coerente!

Governador Camilo Santana aproveitou a vinda ao Cariri, na última semana, para visitar o amigo Fernando Santana que se recupera de cirurgia.

Acreditava-se  que pudesse fluir uma conversa sobre a sucessão em Barbalha. Camilo se limitou ao quadro de saúde do amigo.

Fechado com os argumentos de Guimarães, sobre a vinda da faculdade de medicina para o Crato, o prefeito Ronaldo Mattos, colocou seus secretários e assessores para divulgar o debate da rádio Educadora.

Desculpe a ignorância: mas, por que o deputado José Arnon calou diante da intervenção de Guimarães rebatendo suas afirmações sobre a faculdade de medicina para o Crato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário