terça-feira, 3 de março de 2015

Água: Salitre debate o colapso no abastecimento

Preocupados com o colapso no abastecimento de água as autoridades de Salitre iniciaram o debate em busca de uma solução para o problema. Na última semana, dia 27 de fevereiro, o prefeito Rondilson Ribeiro, os 11 vereadores e mais representantes Cagece, Cogerh, Defesa Civil e Exército discutiram ações emergenciais para evitar o colapso.

Entre as soluções apresentadas, a Cagece disse que vai recuperar uma bomba quebrada e a prefeitura sugeriu a construção de uma adutora de 60 km, vinda do visinho município de Araripe.

O problema é que a zona rural já esta sendo abastecida com carros-pipa e na zona urbana a Cagece não consegue manter o fornecimento. Ou seja, concertar bomba não é solução, é obrigação. E construir adutora não é medida emergencial. Afinal, tem dinheiro? O debate em Salitre precisa melhorar muito.

Salitre merece mais

Salitre tem um dos menores índices pluviométricos da região e nos últimos anos a situação se agravou com a estiagem. Isso se chama natureza! Mas, o problema fica maior quando não se tem autoridades antenadas com possíveis soluções.

O debate de Salitre deixou a desejar e pelo visto a solução não sairá desse grupo. Se quiser realmente resolver o problema, a concessionária precisa ter propostas mais coerentes como iniciar um estudo do subsolo para viabilizar novos poços. Já o prefeito petista Rondilson tem que procurar seus parlamentares federais para garantir recursos, em médio prazo, para a construção de um açude no município.

Além disso, entidades devem iniciar projetos de aproveitamento de água da chuva e de reaproveitamento. Isso é convivência com o semi-árido. É saber usar a natureza a favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário