quarta-feira, 15 de abril de 2015

Prefeitos na hora da decisão com MP

Os prefeitos caririenses que responderam aos ofícios do Ministério Público do Estado assumem a tensão pela espera das avaliações dos promotores que coordenam o Núcleo de Tutela Coletiva (Nutec), responsável pela investigação sobre casos de nepotismo nas Prefeituras e Câmaras.

Nas rodas de conversas, entre os gestores, o assunto é recorrente e mete medo. Já tem prefeito preparando as exonerações e outros que, ainda, acreditam na força do convencimento das suas respostas. Tem esposa, primos e tios trabalhando na máquina pública e os prefeitos defendendo a necessidade das suas contratações.

Difícil é acreditar que os promotores irão se compadecer dos casos. Para os poucos que ainda não enviaram as respostas ao MP, o conselho dos promotores é que procurem o órgão com a maior brevidade possível. Vale salientar, eles não estarão livres das investigações.

O próximo passo do Nutec

Apesar dos coordenadores do Núcleo de Tutela Coletiva (Nutec), ainda, não abordarem o assunto, acredita-se que o próximo passo do núcleo, com relação ao nepotismo, seja a investigação dos casos em que a infração é feita de forma cruzada. Ou seja, um prefeito amigo, absorve a demanda familiar de um colega. É claro que o mesmo favor é pedido em troca. É o chamado nepotismo cruzado.

Para quem está pensando em pedir o favor para se livrar das investigações, pode esquecer. É quase certo que o MP feche as portas para mais essa modalidade de burlar a lei. E tem mais: os prefeitos que já adotaram essa prática do nepotismo cruzado devem orientar os colegas a encaminharem as exonerações. Nesse caso, a informação é que os promotores não mandarão avisos. A investigação deve ser direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário