quarta-feira, 20 de maio de 2015

Ceará: Quatro pedidos de CPI esperam análises na Assembleia Legislativa

Repousa na Assembleia Legislativa do Ceará (AL) quatro requerimentos pedindo a instalação de Comissões Parlamentar de Inquérito (CPI). As comissões querem investigar o tráfico de drogas, exploração sexual, seguro DPVAT e Acquario.

Durante a sessão plenária dessa terça-feira (19), os deputados fizeram intenso debate sobre a necessidade de investigar as denúncias. Nesta quarta-feira (20), o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), comentou o debate ocorrido no dia anterior.

Segundo Zezinho Albuquerque, a AL irá seguir o trâmite estabelecido pelo Regimento Interno da Casa para a instalação das CPIs. “Nós jamais faríamos algo diferente do que está prescrito no regimento, assim como jamais permitiríamos manchar o nome da AL por quaisquer motivos”, assegurou Zezinho.

Zezinho Albuquerque explicou que os requerimentos necessitam de um número mínimo de assinaturas. Segundo ele, após ser protocolada, a CPI segue para a Procuradoria da AL, para que seja avaliada a constitucionalidade do pedido. Depois, o requerimento segue para a Mesa Diretora, para que ela dê um parecer sobre o pedido.

O Regimento Interno da AL prevê que, no máximo, duas CPIs podem ser instaladas ao mesmo tempo. Mas, Zezinho garantiu que todas serão analisadas. Entre as CPIs, a mais esperada é a Acquario de Fortaleza. O presidente fez um apelo para que os parlamentares “não transformem a situação em um cavalo de batalhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário