segunda-feira, 4 de maio de 2015

Eleição suplementar cancelada em Araripe

A saga do prefeito “afastado” de Araripe, Humberto Germano, ganhou ares de drama de novela mexicana. Ou seria comédia pastelão da extinta TV Tupi? O fato é que depois de muitas idas, vinda e reviravoltas; quando tudo parecia decidido, eis que Germano ressurge no cenário político de Araripe.

Mesmo com a eleição marcada para o próximo dia 17 deste mês e as campanhas na rua, o prefeito conseguiu a anulação do pleito. A decisão monocrática é do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), João Otávio de Noronha, e foi publicada no último dia 30 de abril.

O ministro entendeu que o processo contra Germano, aquele das contratações ilegais, não foi concluído. A decisão abre precedente, inclusive, para que a dupla, Germano e Guilherme Lopes, prefeito e vice, reassumam o comando da Prefeitura. Na Prefeitura, a mudança é apenas de direito.

A volta do bumerangue

Comentei em outra publicação deste blog que o “prefeito” Humberto Germano, depois de tantos afastamentos, poderia ficar conhecido como prefeito bumerangue. Falava do seu terceiro afastamento do cargo, em fevereiro deste ano, por decisão monocrática do mesmo ministro João Otávio. Na época o ministro do TSE reconheceu o abuso de poder e o beneficio eleitoral, com a contratação de 240 servidores às vésperas da eleição de 2012.

Nunca e demais lembrar que Germano venceu a eleição com uma diferença de 45 votos. Agora, Germano confirma a fama e volta ao poder depois do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcar eleição suplementar. O detalhe é que a atual decisão é, novamente, monocrática e, portanto, sujeita a reveses. Ou seja, poder ser afastado novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário