sexta-feira, 1 de maio de 2015

Professor Patrício Melo é eleito reitor da URCA

O professor José Patrício Pereira Melo foi escolhido como novo reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), em eleição/consulta realizada no último dia 29 deste mês. O resultado, divulgado nessa quinta-feira (30), consagrou o atual vice-reitor da Universidade, com 2.535 votos, contra 2.183 da candidata da oposição Zuleide Queiroz. O professor do departamento de economia, Francisco do Ó Lima Júnior, foi eleito para o cargo de vice-reitor.

A eleição abrangeu professores, funcionários e alunos dos campi de Crato e Juazeiro, além das unidades descentralizadas de Iguatu, Campos Sales e Missão Velha. Durante 30 dias, os candidatos participaram de debates em todos os campi.

Entre os professores, Patrício obteve 356 votos, contra 160 da candidata Zuleide. Entre os funcionários, Patrício obteve 157 votos, contra 40 de Zuleide. Já entre os alunos foram 2022 votos para Patrício e 1983 para Zuleide.

Patrício Melo ressaltou que esse é um momento que envolve grandes desafios para o crescimento da Universidade. “A URCA é jovem, cresceu e precisa enfrentar algumas questões relacionadas às demandas do presente”, disse o novo reitor.

O presidente da Comissão Especial, Luiz Marivando Barros, avaliou o processo como um momento positivo e democrático para a universidade. Durante os 30 dias da campanha, foram envolvidas nas atividades relacionadas ao processo eleitoral cerca de 250 pessoas. Marivando considerou o período tranquilo, diante da disputa acirrada.

Segundo a assessoria de imprensa da URCA, o governador Camilo Santana, ainda, na tarde dessa quinta-feira, ligou para o Reitor eleito e o parabenizou pela vitória. Camilo teria marcado encontro com Patrício para tratar dos projetos que envolvem o desenvolvimento da URCA.

Com o resultado, o Conselho Universitário (Consuni), deve enviar os nomes constantes na consulta para o governador Camilo Santana, para que seja homologado e seguir com nomeação e posse, que acontece em julho próximo.

Conheça os eleitos:

Reitor – Patrício Melo

O Professor José Patrício Pereira Melo é advogado, formado em Direito pela URCA, e professor do Curso de Direito. É Mestre em Direito e Doutorando em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires e em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC/PR.

Patrício é o atual Vice-Reitor da URCA, na gestão da Reitora e Professora Otonite Cortez. Ocupou o cargo de Chefe de Gabinete na gestão do Reitor Plácido Cidade Nuvens, e foi coordenador do Geopark Araripe, onde obteve avaliação positiva da Unesco, com concessão de Selo Verde Internacional.

Como estudante, foi presidente do Centro Acadêmico Luiz de Borba Maranhão do Curso e membro do Diretório Central dos Estudantes, onde atuou na militância estudantil. Patrício é filho de agricultores, casado com a servidora pública do Ministério Público, Virginia Pessoa Alencar, e pai de duas filhas, Maria Luisa (11 anos) e Anita (7 anos).

Vice-Reitor - Francisco do Ó Lima Júnior

O Professor Francisco do Ó de Lima Júnior é formado em Ciências Econômicas pela URCA e professor do Curso de Economia. Nascido em Iguatu, atuou na militância no movimento estudantil como diretor do Centro Acadêmico Martins Filho.

Lima Júnior é Mestre e Doutor em Economia, com Estágio Doutoral no Institut für Geographie – Universität Innsbruck – Áustria (Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck). Foi coordenador do Curso de Economia e chefe do Departamento Financeiro da URCA, durante a gestão do Reitor Plácido Cidade Nuvens, além de Pró-reitor de Desenvolvimento Universitário – PRODUN, na atual gestão da Reitora Otonite Cortez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário