terça-feira, 30 de junho de 2015

Joaquim Barbosa critica Dilma e defende a delação premiada

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou o Twitter para acusar a presidente Dilma Rousseff (PT) de cometer crime de responsabilidade. Na postagem, o ex-ministro defendeu o mecanismo da delação premiada.

"Caberia à assessoria informar a Presidente que: atentar contra o bom funcionamento do Poder Judiciário é crime de responsabilidade!", escreveu o ex-ministro, sobre resposta de Dilma, dada ontem em Nova York, sobre a delação do empresário Ricardo Pessoa. O empresário é dono da empresa UTC, investigada pela Operação Lava Jato.
"Não confio em delator", disse Dilma, relembrando os tempos da ditadura, quando, segundo ela, tentaram transformá-la em uma delatora. Pessoa disse aos investigadores ter feito doações à campanha de Dilma com dinheiro do esquema de corrupção da Petrobras. Dilma nega irregularidades nas doações recebidas.

"Nossa Constituição outorga ao presidente a prerrogativa de vetar um projeto ou de impugnar uma lei perante o STF por inconstitucionalidade. Porém, a Constituição não autoriza o Presidente a 'investir politicamente' contra as leis vigentes, minando-lhes as bases", rebateu Barbosa, ressaltando que "'colaboração'" ou 'delação' premiada é um instituto penal-processual previsto em lei no Brasil.

Joaquim Barbosa é um provável pré-candidato a presidente em 2018.

(Com informações e montagem de fotos do site Brasil 247).

Nenhum comentário:

Postar um comentário