quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Denúncias marcam retorno das Câmaras no Crajubar

Duas das três Câmaras Municipais do Crajubar retornaram às suas atividades parlamentares no dia 1º de fevereiro. Os vereadores de Crato e Barbalha iniciaram o período legislativo entre acusações e defesas das administrações municipais. Em Juazeiro do Norte, o retorno está previsto para está quinta-feira (11) e promete seguir o mesmo ritmo.

Na Câmara de Barbalha, o prefeito Zé Leite enfrenta uma série de denúncias de descaso com o movimento de greve na saúde, além de redução e demissão de servidores. O prefeito é acusado de descaso com a aplicação dos recursos públicos ao manter mais de R$ 10 milhões em caixa, enquanto desenvolve uma política de recessão com demissões e perseguição aos permissionários do mercado público.

O prefeito Zé Leite enfrentará, ainda, uma investigação de Comissão Parlamentar Processante para investigar uma denúncia de mensalão entre a sua administração e vereadores da base aliada. Os lideres de bancadas devem se reunir nos próximos dias para indicação dos nomes que comporão a Comissão. O requerimento para instalação da Comissão foi de autoria do vereador Rildo Teles (PSL) e subscrito por toda a Casa.

Na Câmara do Crato, chegou a ser cogitado a entrada de um pedido de afastamento do prefeito Ronaldo Mattos (PMDB), na primeira sessão do ano. O pedido acabou recuando, por falta de quórum favorável. No dia seguinte, o presidente da Câmara, vereador Pedro Alagoano (PSB), foi denunciado por vários vereadores, em reunião com o prefeito, por gestão dos recursos da Casa Legislativa.

O embate, com trocas de acusações entre base aliada e oposição deve ganhar novos capítulos. No decorrer da semana, o vereador Bebeto Anastácio (PSB), fez denúncias acerca da merenda escolar do município. As denúncias foram rebatidas pela gestão da Secretaria de Educação que promete acionar a justiça contra o vereador.

Com início nesta quinta-feira, a sessão da Câmara de Juazeiro do Norte deve trazer denúncias sobre o dinheiro da iluminação pública que não é usado para investimento no setor. São cerca de R$ 4 milhões na conta da Prefeitura que, segundo a denúncia do vereador Normando Sóracles (PSL), não estão sendo usados para o melhorando e ampliação da rede.

Além das denúncias, os vereadores devem votar projetos polêmicos referentes a questões salariais e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores. Outro fato que deve ser motivo de debate público é a volta dos vereadores Antônio de Lunga (PSC) e Ronnas Motos (PMDB), as atividades parlamentares. Os vereadores foram afastados pela justiça, no caso que ficou conhecido como escândalo das vassouras.

O Ministério Público do Estado, em Juazeiro do Norte, já se colocou contrário a volta dos parlamentares e deve pedir novo afastamento. Na avaliação de vários parlamentares do Crajubar, contatados pela reportagem do Jornal do Cariri, as tensões tendem a aumentar por se tratar de um ano eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário