quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Prisão. Cunha preparava fuga com destino a Itália

O Ministério Público Federal (MPF) declarou nessa quarta-feira (19) que existia a possibilidade concreta de fuga do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB) e, por isso, teria sido preso por determinação do juiz Sérgio Moro. Cunha é investigado pela operação “Lava Jato”.

Segundo o MPF, Cunha tem dupla nacionalidade (passaporte italiano) e muitos recursos ocultos no exterior. Por isso, a ordem de prisão, expedida na última terça-feira (18), veio acompanhada do bloqueio de bens do ex-deputado no valor de R$ 220 milhões.

Para Sergio Moro, enquanto não um houver rastreamento completo do dinheiro e a identificação da sua localização, há um risco de dissipação do produto do crime, o que inviabilizará a recuperação dos recursos. O juiz disse, ainda, que enquanto não for afastado esse de fuga, o ex-deputado continuará preso de forma preventiva. Cunha passou a noite em uma cela especial da Polícia Federal em Brasília.

Repercussão:

Em Brasília, a prisão de Cunha paralisou a maioria das atividades e acabou motivando uma verdadeira avalanche de especulações. Membros do Governo Temer não admitem, mas há o temor de Cunha fazer um acordo de delação premiada. Segundo informações pretende proteger a mulher e a filha, também, usadas no esquema de corrupção montado por ele.

Outro fator que chama atenção é a força política exercida por Cunha, mesmo após a cassação e a forte investigação que estava sendo submetido. Ele teria indicado, inclusive, cargos de confiança no Governo Temer. Cunha ajudou a eleger mais de uma centena de deputado por todo o Brasil e Temer precisa desses votos para ter maioria na Câmara.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), reagiu com perplexidade e revolta a prisão de Cunha. A imprensa ele disse que tinha nada a declarar sobre o caso por não ter nada com o caso. Renan é apontado como o próximo a cair pelas mãos da operação Lava Jato. Há quem acredite que a lama chegará ao presidente Michel Temer colocando um fim prematuro em seu governo.

Temer que estava em visita a China, acabou antecipando a volta ao Brasil. O clima em Brasília é tenso com relação ao futuro do Governo do PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário