terça-feira, 4 de outubro de 2016

Saldo positivo. Governador perde em Barbalha, mas deve comandar o Crajubar

O governador Camilo Santana (PT) amargou uma derrota emblemática no seu berço político, o município de Barbalha. Seu candidato e homem de confiança do seu governo, Fernando Santana, foi derrotado pelo tucano Argemiro Sampaio por uma diferença de apenas 172 votos.

Apesar do resultado negativo em Barbalha, o governado Camilo Santana foi o grande vencedor nas eleições do Crajubar. Seus candidatos venceram nas duas maiores cidade do Cariri, Crato e Juazeiro do Norte.

Em Crato, Zé Ailton Brasil (PP) venceu o tucano Samuel Araripe por uma diferença de 13.097 votos. Em Juazeiro do Norte, Camilo Santana elegeu Arnon Bezerra (PTB) com 55.538 ou 42,72% dos votos.

Vitória folgada

As eleições municipais no triangulo Crajubar trouxe ao Governo do Estado um resultado amargo, mas deixou a maior parte dos novos gestores nas mãos do governador Camilo Santana. A dura derrota em Barbalha, deve ser superada pelos expressivos resultados em Crato e Juazeiro do Norte.

No Crato, a vitória de Zé Ailton Brasil acabou superando as expectativas de uma eleição acirrada e impôs uma derrota contundente ao ex-prefeito Samuel Araripe. Dias antes o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) apontava empate rigoroso na disputa entre Zé Ailton e o tucano Samuel Araripe. Os dois apareciam com 41% das intenções de votos cada um.

Apesar do confronto acirrado, as urnas revelaram uma folga de 13.097 votos para Zé Ailton que obteve 37.740 (58,78%) dos votos validos. Samuel Araripe ficou com 24.643 (38,38%) dos votos, seguido de Cacá Araujo (PCdoB) com 1.819 (2,83%) votos. O outro candidato cratense, Valberto do Serrano (PTdoB), acabou desistindo e não teve os votos computados. Dias antes do pleito, Valberto declarou voto ao candidato do governo Zé Ailton Brasil.

Em Juazeiro do Norte a disputa, também, surpreendeu pela diferença final dos votos. Os candidatos Arnon Bezerra e Gilmar Bender apareceram na última pesquisa Ibope, empatados tecnicamente. Bender tinha 34% das intenções de votos e Arnon apareceu com 33%. Após a finalização da apuração Arnon foi consagrado prefeito com uma diferença de 11.217 votos.

Arnon teve ao todo 55.538 ou 42,72% dos votos, contra 44.321 ou 34,09% dos votos de Gilmar Bender. Em terceiro lugar ficou o candidato tucano Normando Sóracles com 13.157 (10,12%), seguido de Francisco Fabiano (PSB) com 9.084 (6,99%), Demontieux Fernandes (PSOL) com 4.013 votos (3,09%), Flavia Soares (PRB) com 2.864 votos (2,20%) e Helaine Mendonça (PMB) com 1.017 votos (0,78%). O prefeito Raimundo Macedo (PMDB) desistiu da disputa a reeleição.

Apesar das tensões pré-eleitorais nas três maiores cidades do Cariri, a Justiça Eleitoral avaliou o pleito como tranquilo e dentro da normalidade. O juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte, Miguel Feitosa Cardoso, disse que o dia da eleição foi tranquilo como a justiça esperava.

O que pensam os eleitos

O prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, disse que vai procurar fazer mais pela população e, para isso, vai começar ouvindo o povo, aliados, amigos e todos os segmentos da sociedade. Arnon lembrou a grande responsabilidade que tem pela frente com o comando de uma das cidades mais importantes do Nordeste.

Arnon lembrou que vai enfrentar grandes dificuldades, mas nada supera sua vontade de acertar. Sobre as ações administrativas, o prefeito eleito anunciou uma série de agendas com o Governo do Estado e aos Ministérios para iniciar a articulação a fim de angariar mais recursos. Arnon não previu grandes investimentos, mas garantiu que o essencial será garantido.

Em Barbalha, o prefeito eleito Argemiro Sampaio, garantiu que está preparado para administrar com responsabilidade e fazer as coisas que a população precisa e não tem acesso nos últimos anos com as duas administrações petista. Apesar da discordância administrativa, o prefeito eleito disse que vai procurar o atual gestor Zé Leite para encaminhar uma boa transição.

Sobre as primeiras ações administrativas, Argemiro disse que vai investir num plano de ação para articular emendas até dezembro, junto aos deputados federais. O prefeito eleito disse, ainda, que vai encaminhar o Plano de Recuperação da Cidade, com foco no patrimônio publico. Argemiro disse que vai tentar uma aproximação com o Governo do Estado, mas que deve contar mesmo com o Governo Federal para articular a vinda de recursos.

No Crato, o prefeito eleito Zé Ailton Brasil, disse que o momento é se concentrar na transição para conhecer tecnicamente os reais problemas que enfrenta a administração. O prefeito eleito destacou que a prioridade é a implementação de um plano de ação para direcionar o planejamento administrativo.

Ainda sobre as prioridades do seu governo, Zé Ailton Brasil disse que vai equilibrar as finanças para colocar em dia o pagamento dos servidores. Segundo ele, sempre terão prioridade nas suas ações, sem deixar de lado necessidades da população como saúde, educação e infraestrutura urbana. Para resolver as demandas do município, Zé Ailton disse contar com o apoio irrestrito do governador Camilo Santana.

Quem são os eleitos

José Ailton Brasil é nascido em Crato, no dia 2 de fevereiro de 1965. É casado, tem três filhos e faz parte de uma das famílias mais conhecidas do Crato. É formado em Administração de Empresas e funcionário público concursado da SEFAZ. Atualmente exerce o cargo de deputado estadual. Nas eleições de 2016 foi eleito prefeito pelo Partido Progressista (PP), na coligação “Por um tempo novo com a força do povo”, com os partidos PEN, PT, PMN, PDT, PSD, PPL, PHS, PRTB, PSL, PTB e PSC.

Argemiro Sampaio Neto é nascido em Barbalha, no dia 3 de agosto de 1981. É casado, tem uma filha, e faz parte de uma família tradicional de Barbalha. Argemiro é formado em Engenharia de Produção pela URCA. Nunca exerceu cargo eletivo, mas foi concursado no município e, hoje, é empresário, prestando consultoria a administrações públicas trabalha como professor de tecnologia. Nas eleições deste ano, Argemiro foi eleito prefeito pelo PSDB, na coligação “Muda Barbaha”, com a aliança PR, PMDB, PT do B, PEN, PV e SD.

José Arnon Bezerra é nascido em Crato, no dia 13 de agosto de 1951. É casado, tem quatro filhos e faz parte da mais tradicional família de Juazeiro do Norte. Arnon é formado em medicina, pós-graduado, mas dedicou sua vida a política. Foi deputado estadual por um mandato e está no seu sexto mandato de deputado federal. Foi eleito prefeita, na terceira tentativa, pelo PTB, na coligação “Juazeiro precisa, Juazeiro Merece”, com a aliança PRP, PRTB, PP, PHS, PSD e PROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário