quarta-feira, 26 de abril de 2017


Crise. Conselheiro do TCM acusado de se vender

Conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) entraram em confronto na sessão do dia 20 de abril, sobre o método de escolha dos municípios a serem investigados. Segundo uma proposta defendida pelo conselheiro Ernesto Saboia, o processo de escolha passaria da diretoria de fiscalização para os conselheiros, de forma individual.

No atual sistema são fiscalizados, em média, 60 municípios por ano, escolhidos, parte com base na arrecadação e parte em sorteio. Com a nova proposta tudo seria de livre opção dos conselheiros, anulando a câmara técnica. A proposta teve o apoio dos conselheiros Hélio Parente e Marcelo Feitosa.

A proposta levantou protestos do próprio presidente, conselheiro Domingos Filho, que acusou Ernesto Saboia de tentar facilitar a corrupção interna. A polêmica teria começado após pedido de anulação de fiscalização feita em Fortaleza.

Durante o calor da discussão, o presidente Domingos Filho chamou o colega Ernesto Saboia de “vendilhão”, ou aquele que se vende fácil. Segundo Domingos, Saboia teria pedido para abandonar o TCM e fazer parte dos quadros do TCE.

(Com informações da coluna Brasília-Ceará, com Donizete Arruda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário