quarta-feira, 9 de agosto de 2017


Reforma. Distritão deve ser votado nesta quarta-feira em Brasília

A Comissão Especial que analisa a Reforma Política na Câmara dos Deputados, deve iniciar a votação a partir desta quarta-feira (9). Na pauta está a adoção do chamado ‘distritão’ como modelo definitivo para as eleições do próximo ano.

Para 2022, deverá ser adotado o chamado ‘distrital misto’. O acordo é proposto pelo PSDB com apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Com o distritão, serão eleitos os 46 deputados estaduais e 22 federais mais votados, não importando a legenda.

Já no distrital misto, o estado será dividido em áreas ou regiões. O eleitor votará em um candidato da região e no partido que apresentará uma lista fechada de nomes. Para aprovar a mudança são necessários 308 votos entre os 513 deputados e 49 entre os 81 senadores.

Articulação:

Em reunião na casa do senador Eunício Oliveira, na noite dessa terça-feira (07), entre lideranças do Senado e da Câmara, fechou acordo sobre a forma de composição do financiamento público de campanha. O resultado da reunião é que o fundo partidário, virá do dinheiro das emendas parlamentares.

Mas, se passar o que foi consensuado na reunião, não terá dinheiro para emendas. Haverá, pelo menos, uma diminuição de R$ 3,6 bilhões. Apesar da maioria das lideranças estarem convencidas, há resistência capitaneada pela bancada do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário